Home
user login Atendimento
  • Telefone +55 (19) 3395-1668
  • Celular (19) 99337-4824
  • WhatsApp (19) 98409-5604
  • Segunda à Sexta das 8h às 18h
0
PRINCIPAIS ERROS DA MANUTENÇÃO DE ÔNIBUS.
 
É comum que os responsáveis pelas frotas de ônibus pensem na manutenção como uma forma de se resolver problemas. Porém, a revisão de ônibus deve ser pensada como uma maneira de antecipar e prevenir os problemas antes de acontecerem.
 
Mas somente realizar a manutenção preventiva não é o suficiente para garantir o bom desempenho do veículo. Afinal, com o agito do cotidiano, muitas vezes não percebemos que alguns erros estão sendo cometidos e prejudicando a performance de toda a frota.

Pensando nisso, neste artigo nós reunimos os erros mais comuns que são cometidos pelos motoristas ou gestores de frotas de ônibus.
Quer saber quais são?

Confira!
 
4 principais erros da manutenção de ônibus
 
Descuidar da vida útil dos pneus
Esse é um erro que impacta na economia e na segurança dos condutores. Se você não cuida da qualidade dos pneus, não poderá saber quando
é o momento certo de trocá-los – realizando a troca antes ou depois do tempo correto.

Por este motivo, a viagem pode acabar sendo interrompida devido a necessidade da troca de pneus. Além disso, um pneu careca ou mal calibrado pode ser o causador de um acidente. Tenha um controle dos quilômetros rodados para que saiba quando é o momento ideal de realizar a troca dos pneus.

Não controlar o uso de combustível
Saber qual é o consumo médio de combustível é fundamental para fiscalizar os custos e também para ter noção da “saúde” do veículo e da necessidade de manutenções.

Se, por exemplo, nos meses anteriores o ônibus consumia uma certa quantidade de combustível e, de repente, começou a consumir muito mais, pode ser o sinal de que ele está com algum problema mecânico. Identificar isso o quanto antes contribui para que a frota consiga economizar e realizar viagens seguras.

 
Gastar com manutenção sem um controle adequado
A manutenção é um processo que precisa ser programado. Apenas retirar o valor do caixa para o pagamento de consertos ou compras de peças sem uma previsão orçamentária, pode prejudicar a situação financeira da empresa e os demais veículos que também precisam de manutenção.

Nesse caso, tenha um histórico de valores já pagos em situações anteriores. Desta forma é possível planejar um orçamento ideal para a manutenção dos ônibus da frota.

 
Desconhecer os veículos da frota
Quando você está doente e vai ao médico, ele faz diversas perguntas sobre seu histórico familiar e de outros tipos de doença, certo?
A intenção dele é descobrir se a sua origem, seus hábitos e os problemas que teve anteriormente estão relacionados ao seu problema atual.

Com os ônibus da sua frota é a mesma coisa. Conhecer o histórico de cada um deles (de onde vieram, que tipos de ajustes já fizeram anteriormente) vai esclarecer quais são as necessidades de manutenção atuais.