Fale conosco pelo WhatsApp
Home
user login Atendimento
  • Telefone +55 (19) 3395-1668
  • Celular (19) 99337-4824
  • WhatsApp (19) 98409-5604
  • Segunda à Sexta das 8h às 18h
0

Como são escolhidos os números das linhas de ônibus?

 
Depende da cidade, claro, mas também depende de quando as linhas foram criadas.

Depende da cidade, claro, mas também depende de quando as linhas foram criadas. Em São Paulo, por exemplo, o sistema de numeração
surgiu na década de 1970. Com o tempo, a cidade cresceu e os critérios mudaram sem seguir uma lógica. Por isso, o número de uma
linha não diz muito sobre trajeto, origem e ponto final.

A SPTrans, órgão responsável pelo transporte de ônibus na cidade, diz que um novo sistema de numeração está sendo criado, sem
previsão de implantação. Mas essa não é uma questão paulistana. Em outros lugares, as coisas também não são muito fáceis.

Sopa de letreiros
Os números querem dizer alguma coisa, mas às vezes só confundem o usuário

RIO DE JANEIRO
A capital fluminense é um exemplo de cidade com lógica mais clara em sua numeração


SÃO PAULO

São dez áreas numeradas. Fazia sentido antes, mas hoje não. Exemplo: a linha 8600 liga o centro a Pirituba (zona norte), a 8605 vai do
centro ao Campo Limpo (zona sul) e a 6451-10 também liga o centro à zona sul.

Categorias de trajetos

– Radial Liga uma região específica ao centro (Ex.: Pça. Ramos-Terminal Campo Limpo)

– Diametral Liga pontos muito distantes de regiões diferentes (Ex.: Penha-Metrô Santana)

– Inter-regional Liga regiões sem passar pelo centro (Ex.: Parque Edu Chaves-Metrô Vila Madalena)

– Regionais Circula dentro de uma região (Ex.: Jardim São Francisco-Metrô Itaquera)

SALVADOR
Segundo a Secretaria de Mobilidade da capital baiana, o código de cada linha “é criado automaticamente” por um sistema de planejamento.
Mas, para saber o itinerário, é preciso ter um aplicativo! Mais confunde que ajuda.

WASHINGTON
Os Estados Unidos também não escapam. Antes de a capital ter um órgão de transportes, as empresas numeravam as linhas como queriam.
Hoje, há linhas numeradas de acordo com a malha de bondes, que nem existe mais.

Fontes: SPTrans, Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Secretaria de Mobilidade de Salvador